Câmara aprova manutenção de Patrocínio no CISTRI para continuidade do atendimento pelo SAMU

Câmara aprova manutenção de Patrocínio no CISTRI para continuidade do atendimento pelo SAMU

'Espero que o consórcio seja mantido com a aprovação da lei', diz o líder do Governo, vereador Natanael Diniz

Texto:

Postado em: 02/05/2024

Aconteceu na última terça-feira (30) a 12ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio. Em regime de urgência foi aprovado um projeto enviado pelo prefeito Deiró Marra para que o município possa continuar fazendo parte do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Norte (CISTRI) visando colaborar para a continuidade do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O projeto destina recursos para o CISTRI. Conforme o projeto: "destina ao CISTRI o produto da arrecadação do imposto da União sobre a renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pago pelo CISTRI, a qualquer título, e dá outras providências". (CLIQUE AQUI PARA LER O PROJETO)

Segundo o líder do Governo Municipal na Câmara, vereador Natanael Diniz, 26 municípios pertencentes ao consórcio já fizeram um acordo. De acordo com ele, esses convênios precisam ser autorizados pelos legislativos municipais.

"É o consórcio intermunicipal de ânimo do Triângulo Norte que administra o Samu. A gente sabe da importância desse serviço do 192. Esse projeto chegou na Câmara, a comissão deu parecer e hoje nós pedimos esse caráter de urgência, até porque eu falo que as vidas não esperam", explicou Natanael ao repórter Jânio Luiz, da Módulo FM.

"Sabemos que hoje o consórcio paga 30 centavos por habitante. Houve uma questão do Imposto de Renda e já estava vencendo o próprio contrato e as câmaras municipais desses municípios têm que aprovar essa legislação. Hoje nós aprovamos para garantir esse serviço do SAMU aqui em Patrocínio", reforça.

O CISTRI SAMU 192 foi assinado em outubro de 2013 por 27 municípios da Região Ampliada de Saúde Triângulo do Norte. São eles: Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia.

Assista abaixo, a entrevista do vereador Natanael:

⌨️ Por André Luiz Costa / Módulo FM | Foto: Marcus Ferreira / Agência Minas

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram