Por André Luiz Costa | Módulo FM
Postado em: 28/10/2024
A Caixa Econômica Federal participou, neste mês de outubro, do Acredite no seu Negócio, em São Paulo, promovido pelo Governo Federal com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo no país. No evento, o banco assinou protocolo de intenções para adesão ao Acredita no Primeiro Passo.
A Lei nº 14.995/2024, que instituiu o programa, foi sancionada no começo deste mês pelo presidente Lula. Trata-se de um conjunto de ações destinadas a diversos segmentos, com especial atenção à população mais vulnerável e com mais dificuldade de acesso a crédito, entre elas o 'ProCred 360'.
Para os Microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas (ou seja, faturamento de até R$ 360 mil ao ano), o Acredita conta com uma linha de crédito especial, com juros diferenciados, o ProCred 360. Essa linha conta com taxas que podem chegar a mais de 50% a menos que as praticadas pelo mercado. Para se ter uma ideia, as taxas médias praticadas para microempresas no mercado, de acordo com dados do Banco Central, ultrapassam 40% ao ano, enquanto a taxa máxima do Procred está em 15,75% ao ano.
Gustavo Pornaro, superintendente de Rede da Caixa no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, destacou à Módulo FM, a relevância da linha para o capital de giro dos pequenos negócios, especialmente para aumentar os estoques de fim de ano e cumprir compromissos como o 13º salário. "Temos hoje uma taxa especial para que é 5% mais a Selic, ao ano, com o prazo de 48 meses, sendo que 12 pode ser de carência e 36 para pagar. O valor limite é de R$ 150 mil".
Interessados podem acessar o site da Caixa (www.caixa.gov.br) ou procurar a agência mais próxima.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram