Bispo diocesano emite nota com novas recomendações

Bispo diocesano emite nota com novas recomendações
Texto:

Postado em: 25/03/2020

O Bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Claudio Nori Sturm, emitiu uma nota com novas recomendações para a igreja católica, devido ao coronavírus (covid-19). Dentre as orientações está sobre forma das celebrações da semana semana Santa e Páscoa, que serão fechadas com a possibilidade de transmissão por meios de comunicação.

Veja a nota na ítegra:

"

NOTA DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS

Novas orientações sobre a prevenção ao Coronavírus (Covid-19)


Em tempo de provações e incertezas para todos nós, somos chamados a intensificar a oração e manter a fidelidade a Deus, confiantes ao que nos diz o Apóstolo Paulo: “O Senhor, porém é fiel: Ele vos confirmará e vos guardará do Maligno” (2Ts 3,3).


Ante os novos desdobramentos da gravidade de difusão da pandemia do Coronavírus (COVID-19), e dos graves riscos que podemos correr se não adotarmos as medidas exigidas pelas autoridades sanitárias e governamentais, após a decretação do estado de emergência pelo Congresso Nacional, em todos o país, venho confirmar todas as recomendações emanadas das duas notas anteriores, que continuam em vigor, e peço vivamente a observação das seguintes recomendações suplementares:


I - Atendimento do expediente paroquial e abertura das Igrejas:

 Os escritórios Paroquiais fiquem momentaneamente fechados. Providenciese uma forma de manter o serviço e informação aos fiéis a partir de casa. O mesmo ordenamento vale para os departamentos da Mitra Diocesana. Estude-se um modo de organizar a parte administrativa para fechamento dos boletins no final do mês e o envio da prestação de contas à Mitra Diocesana.

 Como o povo deve permanecer em casa incentive-se que as famílias organizem um ambiente de oração para fazer a leitura orante da Palavra e a recitação do Santo Rosário. Nesse caso as Igrejas permaneçam temporariamente fechadas e as pessoas acompanhem a Santa missa pelo Rádio, meios de comunicação social e Internet. Cada Pároco tome as devidas providências para que as famílias permaneçam em atitude de oração e cultivem a fé com o auxílio de subsídios de oração. O Pe. Frederico fará chegar a todos os Padres um material para a celebração da Palavra de Deus com a família. Em sinal de comunhão e unidade permaneçamos em sintonia com a Igreja através dos boletins de informação do Site e Facebook da nossa Diocese. Conclamo a todos a manter viva a esperança e confiança em Deus, pois Ele é Fiel.


II - Orientações Litúrgico Pastorais acerca da Semana Santa 2020



Considerando o caso de impedimento para celebrar a liturgia de maneira comunitária, apoiados no Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Prot. n. 153⁄20, de 19 de março de 2020), ficam assim ordenadas as Celebrações da Semana Santa válidas somente para este ano de 2020:

 De maneira geral, segue-se as Missas de forma privada, sem aglomeração de pessoas, apenas o Padre e a equipe de liturgia, na Igreja Matriz.

 Usam-se os textos normais do Missal Romano e leituras próprias do Lecionário.

 Quanto aos cantos, adote-se o Hinário Litúrgico e cantos próprios para a celebração, de forma simples e não delongada.

 Aqueles que tiverem a oportunidade transmitam a celebração via rádio, TV ou redes sociais.

 É aconselhado que se divulgue os horários para que os fiéis possam rezar em seus lares.


Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor:

 Sendo a celebração de maneira privada, utiliza-se a terceira forma, conforme Missal Romano pág. 229, fazendo menção da entrada do Senhor em Jerusalém e a missa como de costume.

 Uma forma de se fazer memória desse momento, seria os presentes estarem com ramos nas mãos.


Segunda, terça e quarta feira Santas

 Como costume em nossa região as expressões de piedade popular, sobretudo as procissões, segue a suspensão das mesmas, podendo serem transferidas para outros dias convenientes, por exemplo 14 e 15 de setembro (Dia da Exaltação da Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, respectivamente).


Missa do Crisma

 Fica adiada a Missa do Crisma para uma data a ser estabelecida posteriormente, conforme as condições para reunir todo o Clero realizar renovação das promessas da Ordenação. [(Avaliando o caso concreto nos diversos países,


o Bispo tem a faculdade de a adiar para data posterior” (Cf. Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Prot. n. 153⁄20, de 19 de março de 2020).]

Tríduo Pascal

Quinta-Feira Santa – Ceia do Senhor

 Que todos os padres celebrem nesse dia, em lugar adequado, sem o povo.

 O lava pés, facultativo na celebração, deve ser omitido.

 No fim da missa, o Santíssimo Sacramento seja guardado no Sacrário, omitindo a procissão, podendo haver breve momento de adoração.

 Como de costume se desvela o altar e cobrem-se as imagens.

 Incentive os fiéis a fazerem memória em suas casas, sobretudo pelo dom da partilha do pão e a caridade.


Sexta-Feira Santa – Paixão do Senhor

 Segue-se o rito conforme o Missal Romano, pág. 254, não se omitindo nenhuma parte.

 Na Oração Universal propõe-se uma intenção especial, pelo tempo que vivemos (cf. Missal Romano, pág. 255, num. 12). Abaixo segue a mesma:


XI - PELO MUNDO QUE SOFRE NESTA PANDEMIA

OREMOS, por todos os que sofrem direta e indiretamente as consequências desta pandemia mundial: que Deus nosso Pai nos dê força neste momento de luta e nos ajuda com sua graça a superarmos toda essa crise.

Deus Eterno e todo poderoso imploramos o vosso auxílio na luta contra essa pandemia que espalha medo, pânico e devasta a humanidade, trazendo prejuízos em todas as dimensões. Concede saúde do corpo e da alma aos infectados, proteção e paz aos sãos e concede o vosso constante auxílio para os que trabalham no campo da saúde. Por Cristo Senhor Nosso.




 A Apresentação e Adoração da Cruz seja feita de forma simples.

 Incentive-se os fiéis a viverem esse dia em seus lares através da oração da Via Sacra, e ainda pela leitura do Evangelho (Jo 18, 1-19, 42) e contemplação do Crucifixo.


Sábado Santo – Vigília Pascal

 Para o Início da Vigília, omite-se o acender do fogo, prepare-se o Círio, conforme Missal pág. 272 e se acende o mesmo, e vai-se em procissão até o presbitério.

 Segue o Precônio Pascal (Exsultet) da forma breve (Missal, pág. 277).

 A Liturgia da Palavra, seja proclamada duas ou três leituras do Antigo Testamento (sendo uma delas a de Ex 14), com seus Salmos e Orações respectivos, seguido do canto do Glória e a Oração do Dia, e ainda a Epístola e o Evangelho.

 Para a Liturgia Batismal, apenas se renovam as promessas batismais.

 Segue-se a Liturgia Eucarística.

 Aos fiéis incentive-se a reunião familiar, com a leitura da Palavra de Deus, também o já conhecido “Círio da Família” seja uma forma de incentivo nesse dia.


Domingo de Páscoa

 A missa é como de costume, lembrando da Sequência a ser cantada nesse dia.

 Incentive aos fiéis a Páscoa em família, pela Leitura da Palavra de Deus, preces e partilha da mesa.


Observações:

 As observações acima estão embasadas no Decreto citado anteriormente e adaptadas à nossa realidade Diocesana.



 A Diocese aguarda a preparação de um material próprio a ser divulgado, como uma forma de unidade, de modo a incentivar a Liturgia doméstica, com roteiros de celebrações para a família, sobretudo para o Tríduo Pascal, valorizando a Palavra de Deus e o sacerdócio comum dos fiéis, que poderão conter, além de breves ritos iniciais, conclusivos, cânticos e símbolos.

 Aqueles que já conhecem e tem costume incentive-se a oração da Liturgia das Horas. As expressões de piedade popular sejam feitas em tempo oportuno.

 Lembram-se sempre de todos os cuidados para as celebrações nesse tempo, de higiene cuidado para a não transmissão do vírus.

 Demais questões que surgirem serão resolvidas junto ao Bispo Diocesano


Invocamos sobre os Sacerdotes, religiosos/as, Seminaristas, todos os fiéis e as famílias a bênção de Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo, Amém!

Saúde e Paz!

Patos de Minas, 23 de março de 2020. "

 

Rafael Pires/Janio Luiz (Lucco)-Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo