Beneficiários devem ficar atentos em informar seus dados corretamente no CadÚnico

Beneficiários devem ficar atentos em informar seus dados corretamente no CadÚnico

.

Texto:

Postado em: 20/01/2022

Com o início de mais uma parcela do Auxílio Brasil, surgiu a necessidade dos beneficiários ficarem atentos aos dados que forneceram ao Cadastro Único para se tornarem elegíveis aos programas sociais do Governo. É o que o Gestor do Programa CadÚnico em Patrocínio, Rogério Freitas, alerta. Por interligar os sistemas de diversas áreas, como Ministério do Trabalho e Dataprev, muitas famílias têm perdido seus benefícios devido a irregularidades encontradas pelo Governo.

“Algumas famílias omitem dados para nós e como cadastro é autodeclaratório, o Governo está pegando e quando ele vê haver inconsistência, ele está bloqueando essa situação. Então, cancela até a pessoa vir e regularizar. […] Na ânsia de querer receber o auxílio Brasil, algumas famílias estão declarando para nós junto ao Cadastro Único o desmembramento da família, no caso companheiro ou o filho que assinou carteira. Porém, se acontecer alguma situação para pleitear, por exemplo, estamos no momento de pandemia, vamos colocar ela faleceu e tinha carteira assinada, o INSS estará analisando o Cadastro Único também, porque na hora que joga no sistema, já identifica se a pessoa tem cadastro”, afirma.

Portanto, o gestor do programa em Patrocínio alerta para as famílias analisarem bem quando realizarem suas atualizações não passarem informações indevidas. “Se o Senarc descobrir, o Governo já está cancelando direto e se fizer a ordem de cancelamento e passar seis meses a família perde o direito e depois terá que esperar abrir novamente uma nova vaga para entrar”, completa.

Rogério Freitas ainda contou que as denúncias realizadas à equipe são verificadas com dados do Governo Municipal, como o de composição familiar, através também de pesquisa in loco, para poder averiguar se são reais ou não.

Segundo dados do CadÚnico, com as mudanças realizadas recentemente, cerca de 800 famílias patrocinenses conquistaram o direito de fazerem parte da parcela atendida pelo Auxílio Brasil, bem como do Auxílio Gás e a Tarifa Social Econômica.

 

Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram