Aumento do nível do Rio Paranaíba coloca Patos de Minas em alerta

Aumento do nível do Rio Paranaíba coloca Patos de Minas em alerta

Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG

Texto:

Postado em: 07/01/2022

As chuvas têm caído significativamente em toda a região nos últimos dias de 2021 e no início de 2022. O volume pluviométrico tem chamado atenção e o Corpo Bombeiros com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Patos de Minas estão trabalhando para garantir segurança à população.

Segundo o Cabo Thiago do Corpo de Bombeiros, diariamente é realizada a aferição do nível do Rio Paranaíba que fica próximo à área urbana de Patos de Minas e com as intensas chuvas marcou nesta quinta-feira (06/07), 8 metros e 15 centímetros acima do nível normal, sendo que nos três primeiros dias e meio de janeiro de 2022, foi contabilizado o volume de chuva de 46,73 mm na estação meteorológica do Corpo de Bombeiros em Patos de Minas.

Foi verificado que alguns pontos do Rio Paranaíba já começam a transbordar fazendo que seu influente Córrego do Monjolo também extrapole seu nível e comece a alagar algumas aéreas.

O Corpo de Bombeiros continua monitoramento diariamente com uso de Drone, e equipes verificam presencialmente nos pontos de áreas de risco e orienta a população quanto aos meios preventivos em caso de as águas continuarem subindo e poder atingir algumas residências.

O Corpo de Bombeiros, ressalta haver mais previsão de chuva para essa semana e orienta população que redobre a atenção principalmente as pessoas que moram próximo às áreas ribeirinhas além do constante monitoramento por parte familiar com subidas das águas mesmo à noite mantém os objetos de maior valor em partes mais elevadas procure abrigo em local alto e seco na iminência das inundações ou havendo infiltrações, rachaduras, barulhos estranhos abandone sua residência, no trânsito durante as chuvas programa bem sua rota evite passar por áreas alagadas por esse poder esconder obstáculos não pare carro próximo de poste ou devagar fique longe do carro da frente e evite locais baixos. 

Em caso de urgência e emergência ligue 193

 
 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram