Para garantir a vaga é necessário comparecer à escola para a qual foi encaminhado e apresentar a documentação solicitada
Postado em: 19/01/2022
Será encerrado nesta sexta-feira (21) o prazo para as matrículas no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em Minas Gerais. Pais e/ou responsáveis ou jovens maiores de 18 anos devem comparecer à escola para a qual o estudante foi encaminhado levando toda documentação necessária.
O programa tem como objetivo proporcionar a formação integral e inclusão social de adolescentes e jovens. Para isso, a jornada escolar é ampliada e, além do aprendizado regular, os alunos desenvolvem habilidades em diferentes práticas, garantindo uma formação mais completa.
Em Patrocínio há três escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral, a Escola Estadual Terezinha Moreira Marra, a Escola Estadual Nely Amaral e a Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral. Portanto, para usufruir de todas as oportunidades que essa modalidade de ensino oferece na rede estadual, os estudantes que se inscreveram no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) devem ficar atentos ao prazo para efetivação da matrícula.
No entanto, de acordo com a Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, Luzia Fátima dos Santos Paiva, os alunos interessados que não puderam se cadastraram, podem aguardar o período das vagas remanescentes, que ocorrerá entre os dias 1º e 23 de fevereiro.
“É bom lembrar também que o Ensino Médio em Tempo Integral o aluno tem a oportunidade de ficar mais tempo na escola. Além de ele ter o conhecimento das disciplinas do Currículo Nacional, ele tem também oportunidade de outros conhecimentos que são de interesse da juventude. Então, é muito importante procurar as escolas, informar o que é esse é tempo integral e ver a situação de como vai poder matricular seus filhos”, afirmou.
No site querointegral.com.br/mg, os interessados podem conhecer as escolas estaduais mineiras que disponibilizam o EMTI e um pouco mais sobre as vantagens da modalidade de ensino.
Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:
- Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
- CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultava se menor de idade;
- Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;
- Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do ensino médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao ensino médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no ensino médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante;
- Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.
Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM com informações Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro