Alarmante: A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência doméstica

Alarmante: A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência doméstica

.

Texto:

Postado em: 09/03/2024

O mais recente boletim "Elas Vivem: Liberdade de Ser e Viver" lançado nesta quinta-feira (07/03) trouxe à tona dados preocupantes sobre a violência contra mulheres no Brasil. A pesquisa, conduzida pela Rede de Observatórios da Segurança, revelou que ao menos oito mulheres são vítimas de violência doméstica a cada 24 horas, abrangendo oito dos nove estados monitorados (BA, CE, MA, PA, PE, PI, RJ, SP). 

Os números são alarmantes: foram registradas 3.181 mulheres vítimas de violência, representando um aumento de 22,04% em relação a 2022, quando Pará e Amazonas ainda não eram monitorados. As formas de violência incluem ameaças, agressões, torturas, ofensas, assédio e feminicídio, sendo que a maioria dos casos de feminicídio ocorreu pelas mãos de parceiros ou ex-parceiros. 

O boletim ampliou sua área de monitoramento, incluindo o Pará pela primeira vez, destacando a gravidade das desigualdades sociais e do garimpo na Região Amazônica, onde essas dinâmicas violentas são agravadas. 

Em comparação com 2022, São Paulo lidera o aumento, ultrapassando mil eventos de violência, com um aumento de 20,38%. O Rio de Janeiro e o Piauí também registraram aumentos significativos, de 13,94% e quase 80%, respectivamente. No Nordeste, Pernambuco, Bahia, Ceará e Maranhão também apresentam números alarmantes, reforçando a urgência de medidas para combater essa epidemia de violência de gênero.

 
 
 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram