ACARPA auxilia produtores para regularização de uso dos recursos hídricos

ACARPA auxilia produtores para regularização de uso dos recursos hídricos

Consultor indica acompanhamento de profissional para levantamento de dados.

Texto:

Postado em: 29/10/2020

Os produtores rurais da região de Patrocínio que fazem captações de água para consumo humano, irrigação, dessedentação de animais e outras aplicações diversas devem possuir outorga para utilização dos recursos hídricos. O processo exige o acompanhamento de um profissional especializado que fará o levantamento dos dados necessários.

Segundo o consultor ambiental da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio, Pedro Arantes, muitos cafeicultores da cidade pretendem ou já utilizam a irrigação nas lavouras com captação superficial, barramentos ou poços artesianos. “Nessa consulta ao produtor sabemos a quantidade de área que ele quer irrigar e a vazão disponível para tal. Estamos atentos em algumas regiões que já passam por conflitos de recursos hídricos, e nesse caso pode-se entrar em contato com a associação para fazermos a pré-análise” explica Arantes.

Os cafeicultores ou aqueles que trabalham com outras culturas devem ficar atentos para a fiscalização. Multas podem ser aplicadas caso irregularidades sejam constatadas, principalmente durante os períodos de escassez hídrica.

 

Daniel Henrique/Rafael Pires-Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo