Postado em: 15/09/2020
Em Patrocínio, a Policia Ambiental de Meio Ambiente recolheram grande quantidade de lixo deixado nas margens de córregos e cachoeiras.
A PM alerta para os riscos do acúmulo de lixo em rios e córregos e aponta a conscientização como principal ferramenta para minimizar os impactos. Além da atração de ratos, baratas e outros animais indesejáveis ao ambiente domiciliar, há o perigo potencial na proliferação de animais vetores de diversas doenças. O lixo jogado às margens de curso d’água provoca o seu assoreamento, contaminação da água. O impacto é grande.
Durante patrulhamento preventivo em locais utilizados como áreas de lazer, os militares encontraram muito lixo, descartado de forma irregular, causando poluição ambiental. Entre os resíduos foram identificados copos e pratos plásticos, fraudas descartáveis, garrafas de cerveja e latas de refrigerantes. Todo esse material estava nas margens de cursos d’ água.
Esses resíduos além de poluir o meio ambiente podem causar a morte de animais silvestres, que tendem a se alimentar de restos ali deixados. Outro fato importante a se destacar são as fogueiras montadas nesses locais, que podem causar grandes incêndios florestais. Após a utilização deverão ser devidamente apagadas.
É importante ressaltar que causar poluição ambiental é crime previsto no Art.54 da lei nº 9605/98, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa.
Ademais, o Art. 225 da Constituição Federal diz que tanto o poder público quanto toda coletividade tem o dever de defender e preservar o meio ambiente. Façamos a nossa parte. Todo o lixo gerado deverá ser recolhido e encaminhado ao local apropriado.
Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG
Envie sugestões, imagens e informações para o nosso WhatsApp. Clique aqui para acessar o WhatsApp
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos