Ação de limpeza da Policia Ambiental remove lixos de córregos deixados por populares

Ação de limpeza da Policia Ambiental remove lixos de córregos deixados por populares
Texto:

Postado em: 15/09/2020

Em Patrocínio, a Policia Ambiental de Meio Ambiente recolheram grande quantidade de lixo deixado nas margens de córregos e cachoeiras.

A PM alerta para os riscos do acúmulo de lixo em rios e córregos e aponta a conscientização como principal ferramenta para minimizar os impactos. Além da atração de ratos, baratas e outros animais indesejáveis ao ambiente domiciliar, há o perigo potencial na proliferação de animais vetores de diversas doenças. O lixo jogado às margens de curso d’água provoca o seu assoreamento, contaminação da água. O impacto é grande.

Durante patrulhamento preventivo em locais utilizados como áreas de lazer, os militares encontraram muito lixo, descartado de forma irregular, causando poluição ambiental. Entre os resíduos foram identificados copos e pratos plásticos, fraudas descartáveis, garrafas de cerveja e latas de refrigerantes.  Todo esse material estava nas margens de cursos d’ água.

Esses resíduos além de poluir o meio ambiente podem causar a morte de animais silvestres, que tendem a se alimentar de restos ali deixados. Outro fato importante a se destacar são as fogueiras montadas nesses locais, que podem causar grandes incêndios florestais. Após a utilização deverão ser devidamente apagadas.

É importante ressaltar que causar poluição ambiental é crime previsto no Art.54 da lei nº 9605/98, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

Ademais, o Art. 225 da Constituição Federal diz que tanto o poder público quanto toda coletividade tem o dever de defender e preservar o meio ambiente. Façamos a nossa parte. Todo o lixo gerado deverá ser recolhido e encaminhado ao local apropriado.

Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG

Envie sugestões, imagens e informações para o nosso WhatsApp. Clique aqui para acessar o WhatsApp

 

               

 
 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo