.
Postado em: 09/05/2022
Minas Gerais alcançou a marca de 70% de cobertura vacinal no público infantil, com idade entre cinco e 11 anos, vacinados com a primeira dose do imunizante contra a covid-19. Ao todo, são 1,8 milhão de vacinas aplicadas em Minas, sendo 1,2 milhão para a primeira dosagem e 623 mil para a segunda aplicação.
Os números são positivos e mostram o avanço da vacinação em Minas, superando a pandemia. No entanto, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), cerca de 500 mil crianças estão com a segunda dose em atraso. Neste caso, a cobertura está em 35%, número abaixo do ideal. Ao todo, o Governo do Estado já distribuiu 2,6 milhões de doses pediátricas aos municípios.
Segundo a infectologista pediátrica e diretora de Comunicação da Sociedade Mineira de Pediatria, Gabriela Araújo Costa, com mais de 18 anos de profissão, não há motivos para desconfiar da eficácia ou temer a vacinação.
“Não existe outro caminho para vencer a pandemia. Um novo isolamento seria insustentável a longo prazo. Portanto, a solução é uma cobertura mais ampla para conter a circulação e reduzir as chances de aparecimento de novas variantes”, diz.
Com 46,7 milhões de doses enviadas aos municípios, a cobertura vacinal com a primeira dose, em Minas, está em 87%. Para segunda do imunizante estão cobertos 83% da população, incluindo também as doses únicas.
Já na vacinação de reforço, a cobertura é de 58% para terceira dosagem e de 2,6% para a quarta dose, direcionada a idosos com mais de 60 anos.
Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCâmara de Patrocínio discute prevenção ao suicídio e violência doméstica em 25ª reunião ordinária
Doadores organizam campanha para ampliar coletas de sangue em Patrocínio
IFTM de Patrocínio promove mesa-redonda sobre liderança e inteligência emocional
Homem tenta fugir, mas é preso com drogas após perseguição pelas ruas de Serra do Salitre
Quadrilha é desarticulada em Coromandel em operação contra tráfico de drogas