46° BPM lançou da Campanha de Prevenção aos Crimes Virtuais nesta segunda-feira (27)

46° BPM lançou da Campanha de Prevenção aos Crimes Virtuais nesta segunda-feira (27)

.

Texto:

Postado em: 28/12/2021

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (27) uma coletiva de imprensa na Sede do 46° Batalhão de Polícia Militar com o chefe da Seção de Operações do 46º BPM, Cap. PM Pedro Henrique Alves Sá, onde foi lançada a Campanha de Prevenção aos Crimes Virtuais.

Com o slogan “O golpe está aí, mas você não precisa cair”, a campanha visa conscientizar a população e auxiliar na prevenção aos crimes de estelionato através da internet que têm aumentado nos últimos meses.

Segundo o Cap. PM Pedro Henrique Alves Sá, os crimes de estelionato têm se tornado uma tendência desde o mês de maio do ano passado e somente no segundo semestre de 2021 foi registrado um prejuízo de cerca de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais). Além disso, ele afirma que esse aumento pode estar relacionado ao isolamento social praticado durante a pandemia provocada pelo coronavírus.

“Nós entendemos que sim, os crimes tiveram ascensão no mês de maio do ano passado e a cada dia que passa está aumentando. Nós entendemos que isso pode ter relação com o isolamento social foi praticado ao longo do ano passado, onde diminuiu a circulação de pessoas e bens nas vias públicas e os criminosos se adaptaram aplicando mais crimes no ambiente virtual. Então, é uma suspeita, nós acreditamos que tem a ver com a pandemia”, pontuou.

A campanha está sendo divulgada principalmente através das redes sociais da Polícia Militar onde publicaram alguns vídeos com dicas para a população evitar cair em golpes, como: desconfiar de ofertas com o valor muito abaixo do praticado pelo mercado, propostas de quitação de dívidas que sejam muito vantajosas e pedidos de empréstimos. Além disso, o batalhão irá trabalhar o assunto em ambiente escolar e também dentro de cada rede de proteção.

Caso alguém caia em algum golpe virtual e tenha algum prejuízo, é aconselhado a procurar a Polícia Militar para realizar o registro de um Boletim de Ocorrência.

 

Stéfany Dias/Juliano Resende – Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram