.
Postado em: 28/02/2022
Foi realizado neste sábado (26) na Fazenda Experimental da FUNCECP em Patrocínio/MG, o 15º Encontro Tecnológico do Milho, realizado pela Cooperativa Agropecuária de Patrocínio (Coopa) em parceria com a Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocínio (FUNCECP). Após dois anos realizando o encontro no formato online, este ano o evento retornou ao presencial seguindo os protocolos de segurança.
Com o objetivo de levar aos produtores maior conhecimento sobre as novas tecnologias e novos produtos, o evento contou com a participação dos alunos da Escola Agrotécnica Sergio de Freitas Pacheco (EASFP) onde puderam aliar o conhecimento teórico à prática, para que eles possam se tornar bons profissionais da área.
“Ao longo dos meses nós fomos preparando, projetando e nesses últimos 20 dias, até antes, temos que falar do plantio, um outro fato interessante foi a participação efetiva dos nossos alunos desde o início de preparo do solo, do plantio, da adubação, das pulverizações, tudo isso os nossos alunos participaram efetivamente. Muito importante para que os alunos têm esse contato, tanto com essas parcerias, tanto as empresas, tanto quanto também com a prática do dia a dia, que é o que eles vão ver lá fora. E nesses últimos 20 dias foi o preparo do que vocês estão vendo aqui, realmente é um preparo para cada empresa, para cada stand”, pontuou o diretor da EASFP, Prof. Sebastião Guimarães Cortes.
Segundo o presidente da Coopa, Fausto Amaral, este ano foi apresentado aos produtores, técnicos e profissionais da área, quais são os melhores híbridos de milho para a região, principalmente para produção de silagem, também para grãos e outras tecnologias que diz respeito à cultura do milho.
“Então a intenção foi aproximar, debater, discutir e trocar informações para que a gente possa tomar melhores decisões. [...] Os preços, os custos de produção, são muito altos para agricultura, nós ouvimos falar de uma inflação geral de 10% de um ano para cá, que aconteceu e inclusive que foi base para o aumento do salário mínimo, mas na agricultura se esse custo aumentou no ano no mínimo 60% em média. [...] Então os custos dos produtores está muito alto é por isso que nós estamos conversando muito e estamos realizando um evento como esse, para que eles procurem alternativas de reduzir seus custos, já que não tem poder de influência direta muito grande no mercado”, pontuou.
Conforme informado por Sebastião Cortes, as entidades já estarão se reunindo para já planejar o 16º encontro que deve ser realizado em 2023.
Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos