1ª Oficina Participativa da APA da Serra do Cruzeiro foi realizada com a inclusão da comunidade patrocinense

1ª Oficina Participativa da APA da Serra do Cruzeiro foi realizada com a inclusão da comunidade patrocinense

.

Texto:

Postado em: 07/12/2021

Foi realizada na manhã do último sábado (4), no Auditório I do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) a 1.ª Oficina Participativa da APA da Serra do Cruzeiro. O objetivo foi o debate com a sociedade e especialistas os assuntos pertinentes ao projeto de Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra do Cruzeiro. O evento foi aberto a participação de toda a comunidade.

Para o advogado Reinaldo Machado, esta Oficina Participativa é justamente o momento para a sociedade participar e dar a sua contribuição para que o Plano de Manejo seja o mais democrático possível.

“É importante destacar a funcionalidade dessas oficinas, porque, assim, a gente pode ouvir a população não só no final do processo, mas em cada etapa que está acontecendo. Então, a população ela tem essa oportunidade de participar durante toda a elaboração do Plano de Manejo”, afirmou.

Segundo o Geógrafo, Bruno Michelotto, este foi um momento importante para o desenvolvimento do Plano de Manejo, pois este proporcionará um gerenciamento mais objetiva dessa unidade de conservação. Além de levar benefícios para todos com a administração de um espaço tão importante para a cidade.

“Nós já estamos desenvolvendo um estudo há oito meses, mais ou menos, nós já estamos com as equipes em campo fazendo esse levantamento de dados da linha base do diagnóstico, tirando uma fotografia de quais são os riscos e as potencialidades que este espaço tem para proporcionarem tanto a conservação da biodiversidade, como uso público que é importante também nas estratégias de conservação”, pontuou.

Conforme a Bióloga da CerVivo e Coordenadora do Grupo Biótico da APA Serra do Cruzeiro, Letícia Silva, uma APA é uma unidade de conservação sustentável, lugar onde terá uma biodiversidade que proporcionará à sociedade serviços ecossistêmicos conciliando com as atividades econômicas municipais.

“Então é superimportante que a gente proteja aquela área, que a gente transforme aquele espaço ali em um bem para a sociedade, que a gente consiga continuar com essa área preservada para o nosso município de Patrocínio. […] Por isso, é muito importante, porque queremos hoje escutar os anseios da sociedade sobre aquela área, a gente sabe que é uma área que tem também atividades turísticas e atividades econômicas e o que queremos é conciliar a conservação daquela área com todas essas atividades”, informou.

Ainda de acordo com o advogado Reinaldo Machado, cada oficina tem um objetivo específico, onde a que foi realizada no último sábado levou à comunidade os pontos fortes, pontos fracos, missão visão e valores da APA Serra do Cruzeiro. Já a próxima prevista para o início do próximo ano irá demonstrar o zoneamento do local.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a APA da Serra do Cruzeiro possui área total de 356,54,29 hectares, ricamente composta de uma biodiversidade que inclui matas, montanhas, rios, córregos, nascentes e reservas minerais, além de oferecer um excelente potencial turístico para a região.

Após as oficinas participativas, será realizada a Audiência Pública e, posteriormente, a entrega do projeto finalizado ao Executivo Municipal. Para mais informações, interessados podem ligar ou enviar mensagens para o telefone (34) 9 9984–4320.

 

Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram