A Rádio

 

Em 2017 a rádio Módulo FM completou 21 anos em Patrocínio, Minas Gerais, e 16 anos em Itumbiara, Goiás.  Neste período coleciona alguns feitos importantes como, por exemplo, ser a primeira emissora a acreditar no crescimento do gênero sertanejo. Quando a Módulo FM começou a operar nas duas cidades foram feitas pesquisas de opinião pública com cerca de mil ouvintes, sendo 500 em Patrocínio e 500 em Itumbiara e destes, aproximadamente 70 % destacaram o sertanejo como o estilo preferido. Naquela época esses ouvintes não eram representados no FM das duas praças que não tocavam o sertanejo.

Programação
Com estilo único e pioneiro a Módulo sempre privilegiou as músicas brasileiras dando voz aos artistas nacionais do sertanejo, do samba, do pop/rock e do axé. A plástica que chamados de “Identidade Sonora da rádio” foi feita com as vozes de locutores renomados, o que sempre diferenciou a rádio Módulo no interior de Minas e Goiás.

Eventos
Há cerca de doze anos a emissora viu uma oportunidade no mercado de eventos que até então se restringia a festas pecuárias das cidades sempre organizadas pelos sindicatos ou prefeituras e muitas vezes sem levar em conta o gosto preferido do público.

Abraçando cantores e duplas em início de carreira, mas com grande potencial artístico a Módulo FM fez shows históricos e mudou o cenário de eventos da região que até então havia se acostumado com públicos que não ultrapassavam três, quatro mil pessoas.

Estouros como Luan Santana, Gusttavo Lima, Paula Fernandes, Henrique e Juliano, Jads e Jadson, Eduardo Costa, Cristiano Araújo e João Carreiro e Capataz fizeram seus primeiros eventos sempre apoiados pela Módulo FM. O público dos shows saltou para seis, sete, oito e até 12 mil pessoas em momentos históricos na carreira dos artistas e na vida da emissora.

“Este é o meu primeiro show privado com tanto público” afirmou Luan Santana em cima do palco no fim de dezembro de 2009 antes de cantar “Meteoro” em Patrocínio, sucesso que projetou o cantor na época. Naquele show o público foi de 7 mil pessoas, um recorde absoluto para a cidade e região em eventos sem investimento de dinheiro público.

“Eu cantei naquele restaurante, hoje estou aqui no meio desta multidão graças ao nosso trabalho e o apoio da Módulo FM” comentou Henrique irmão do Juliano, em show no fim de 2014 no Parque de Exposições de Patrocínio, numa referência ao fato de terem crescido com o apoio da emissora.  

Também fizeram parte da história de eventos da Módulo FM Bruno e Marrone, Victor e Leo, Lucas Lucco, Guilherme e Santiago, Matheus e Kauan, Gian e Giovani, Zé Henrique e Gabriel, Daniel, Zé Ricardo e Thiago, Fernando e Sorocaba, Thaeme e Thiago, Rio Negro e Solimões, Michel Teló,  João Neto e Frederico, Humberto e Ronaldo, Israel Novais, Naldo, Israel e Rodolffo, Pedro Paulo e Alex, Marco e Mário, Emilio e Eduardo, Gino e Geno, Chico Rey e Paraná, Roupa Nova, Capital Inicial, Zé Neto e Cristiano, Maiara e Maraisa, Gusttavo Lima e tantos outros.

A primeira parceria de Paula Fernandes com a Módulo FM foi justamente uma participação do Natal Solidário de 2009, com um violão e a voz a cantora mostrou o porquê de ser um dos grandes talentos do Brasil. Um ano depois Paula retornou em grande show para mais de 10 mil pessoas no Patrocínio Rodeo Festival.

O Natal Solidário da Módulo FM foi a maior festa beneficente da região promovida por mais de 15 edições, com um grande show de artistas parceiros que arrecadava óleo doado para mais 32 instituições que atendiam os mais necessitados. O óleo, além de ser menos perecível, servia como moeda de troca por outros alimentos como arroz, feijão ou material de limpeza.

Promoções
A Módulo FM desenvolve um trabalho paralelo nas redes sociais com muitas promoções e prestação de serviço, pois a emissora acredita que a internet é a grande parceira do rádio. A internet amplia o trabalho do rádio para todo o mundo e derruba fronteiras físicas. “Nas nossas mensagens há ouvintes de Londres, Estados Unidos, China, Argentina que usam a rádio para ecoar a saudade dos familiares no Brasil” informa o departamento artístico da emissora.

Identidade Sonora
A plástica da emissora foi totalmente reformulada pelo produtor Gilson Dario e a Módulo cresce de maneira consolidada e firme, o rádio é o maior veículo de comunicação do mundo”, afirma Guedes, com mais de 40 anos de serviços prestados à radiodifusão. 


Estrutura
A nova sede da emissora ficou pronta em 2016 com os mais modernos equipamentos, no momento em que foi comemorado, os 20 anos de existência.