.
Postado em: 22/01/2022
Teve início nesta semana a produção de silagem para diversos pequenos produtores e agricultores familiares de Patrocínio. O serviço que integra o Programa Patrulha Mecanizada é realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com as associações e conselhos comunitários rurais do município.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Oswaldo Rodrigues, o processo de silagem deve ser executado com agilidade, pois a lavoura de milho tem o momento certo de colheita para que seja feito o silo, usado para alimentação do gado.
“Realmente nós já iniciamos o processo de ensilagem do milho, todo mundo sabe que a confecção para fazer o silo uns usa 30, 40 dias, para iniciar tratamento do gado. Então, esse processo ele é rápido porque o processo do milho, e quando você vai fazer o processo de ensilagem, ele tem que estar no ponto de pamonha, esse é o ponto certo você não pode começar muito cedo nem muito tarde, porque a vaca no não vai aproveitar, o animal não aproveitar o milho da forma que precisa”, afirmou.
Ainda de acordo com Oswaldo Rodrigues, os interessados em receber o benefício devem procurar o presidente do conselho de sua comunidade, que tem o controle da lista de produtores. Cada conselho possui um trator e ensiladeira para realização do serviço.
Em 2021, cerca de 1090 produtores receberam serviços de motoniveladora, retroescavadeira, tratores e implementos por meio do Programa Patrulha Rural. Já através do Programa Corretivos de Solo, foram feitas 1268 análises de solo e distribuídas 7 mil toneladas de calcário para 563 produtores e 10 mil toneladas de gesso para 350 produtores rurais de Patrocínio.
Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM com informações ASCOM PMP
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramÚltima parcela do IPVA 2025 vence a partir de segunda-feira em Minas Gerais
Definidos os classificados da etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais em Patrocínio
Caminhoneiro é feito refém e carga de café é roubada na BR-452
Maria Eduarda Silveira é coroada Rainha Nacional do Café 2025 em Patrocínio
Prefeito anuncia investimento de R$ 50 milhões em obras do DAEPA já iniciando em 2025