Por André Luiz Costa | Módulo FM
Postado em: 22/03/2025
A 65ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Patrocínio tem alertado sobre um golpe que tem feito vítimas na cidade e em todo o país. Criminosos estão se passando por advogados para contatar pessoas, especialmente aquelas que aguardam decisões judiciais, e exigir pagamentos sob a falsa alegação de custas processuais ou liberação de valores.
O presidente da OAB Patrocínio, Marcelo Furtado Ferreira, em entrevista à Módulo FM, orienta a população a desconfiar de qualquer contato suspeito e a sempre confirmar a identidade do advogado pelo telefone previamente conhecido ou em contato pessoal. "Não é comum advogados pedirem adiantamento de valores para liberação de alvarás. O que está acontecendo é grave e tem prejudicado muitas pessoas, principalmente idosos e aqueles mais vulneráveis", afirmou ao repórter Jânio Luiz.
A OAB Patrocínio está unindo esforços com as forças de segurança para combater esse tipo de fraude. Advogados que tiveram seus nomes utilizados ilicitamente estão registrando boletins de ocorrência, e um trabalho conjunto está sendo conduzido com a Polícia Militar e a Polícia Civil para investigação e coibição dos crimes na região.
Marcelo também ressaltou que essa prática criminosa é nacional, uma vez que informações públicas sobre processos e partes envolvidas estão disponíveis na internet, facilitando a ação de golpistas. Os fraudadores utilizam dados reais das vítimas para tornar o golpe convincente, induzindo-as a fazer pagamentos via Pix ou boletos falsificados.
A OAB reforça que qualquer pessoa abordada por supostos advogados deve buscar confirmação diretamente com seu defensor de confiança e, em caso de suspeita de golpe, denunciar imediatamente às autoridades.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramInaugurado em Patrocínio o Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista (CRTEA)
Atualizada - Nota de Falecimento: Alessandro Xavier de Paula, aos 45 anos
Consep e PM recebem do Sicoob Coopacredi doação de mais um ponto de monitoramento do Olho Vivo Rural
Homem tem carteira furtada enquanto atravessava faixa de pedestres no bairro Serra Negra